Ministro participa da abertura hoje em Brasília do Gymnasiade  

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participa na tarde desta quinta-feira (28), às 16h, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013. O evento, que acontece de quatro em quatro anos e pela primeira vez é realizado nas Américas, reúne 1,7mil atletas de 35 países, na faixa etária de 14 a 17 anos, que disputarão oito modalidades esportivas: atletismo, natação, judô, caratê, xadrez e ginásticas artística, rítmica e aeróbica.

Ministro participa da abertura hoje em Brasília do Gymnasiade - Ministério do Esporte

As atrações da cerimônia oficial de abertura dos Jogos prometem agitar os oito mil espectadores esperados para recepcionar as 35 delegações estrangeiras que participarão da festa. Os convidados assistirão a apresentações culturais e artísticas de quadrilha, capoeira, e as acrobacias do grupo Akros de Ginástica Acrobática da Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

Os músicos finalistas do programa The Voice Diego Azevedo e Pedro Eduardo, e as cantoras locais Priscila Lisboa e Adriah, acompanhados pelas bandas Pé de Cerrado e Toró de Palpite, vão animar a festa ao lado do cantor sertanejo universitário Michel Teló, que encerrará o show com os hits de sua carreira.

O evento , cuja última edição aconteceu em 2009, em Doha, no Catar, é realizado pela Federação Internacional de Desporto Escolar (IFS, sigla em inglês), com apoio do Ministério do Esporte, governo do Distrito Federal em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Trabalho do voluntariado

Desde o início da semana, Brasília começou a viver uma movimentação diferente com a chegada das delegações dos 35 países participantes dos jogos. Eles foram recepcionados por cerca de 450 voluntários que vão vivenciar, até o dia 3 de dezembro, em Brasília, a experiência única de auxiliar na competição e com muita disposição e vontade de conhecer pessoas do mundo inteiro.

São amantes do esporte, estudantes universitários e professores de diferentes áreas, de 18 a 60 anos, que vão ajudar a executar todos os detalhes na complexa estrutura que é promover uma competição esportiva mundial.

Antes da cerimônia de abertura, o trabalho dos voluntários se concentrou no receptivo das delegações estrangeiras, auxílio nos hotéis e no suporte ao Comitê Organizador, localizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Quando as disputas começarem, a missão será nas áreas de competições e na logística.

Com a experiência de trabalho voluntário adquirida durante a Copa das Confederações 2013, Lígia Maria Soares, 36 anos, espera contribuir para o sucesso do evento, realizado pela primeira vez na América do Sul. “Estamos representando Brasília e, principalmente, o Brasil. Desde a Copa das Confederações, venho fazendo um trabalho voluntário em todos os eventos esportivos que a cidade acolhe. Espero que nos próximos dias eu conheça outras culturas e ajude no sucesso do evento”, diz a voluntária.

A pernambucana Katarina de Castro Aguiar, 32 anos, que terá a missão de coordenar os trabalhos de voluntariado durante a Gymnasiade 2013, teve o primeiro contato com a atividade em 2005, na capital federal. Com experiência em competições esportivas, como os Jogos Escolares da Juventude, Katarina espera que a competição ajude a disseminar a cultura do voluntariado no país.

“O trabalho de voluntário mudou a minha vida. Espero que a Gymnasiade toque o coração desses voluntários que terão contato pela primeira vez e que abra um mundo de possibilidades para eles. O trabalho voluntário não é nada mais do que ajudar as pessoas, exercitando a cidadania, conhecendo uma cultura diferente e ganhando novos amigos”, afirma.

Serviço:
Cerimônia oficial de abertura dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013
Data: 28.11.2013
Horário: 16 horas
Local: Ginásio Nilson Nelson, Brasília.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte