Comerciantes paraguaios e policiais se enfrentam na fronteira

Violentos enfrentamentos foram registrados na madrugada da última terça-feira (3) no sul de Assunção, capital do Paraguai. Segundo informações publicadas pela agência Prensa Latina, a tensão é resultado da repressão aos manifestantes que protestam, entre outras coisas, contra a decisão governamental de suprimir o regime de impostos sobre a entrada de mercadorias da Argentina e do Brasil. 

Comerciantes paraguaios e policiais se enfrentam na fronteira - ABC Color

Alguns comerciantes que trabalham na fronteira paraguaia, conhecidos como "atravessadores", que transportam e vendem produtos para outros países, tinham aceitado interromper esse tipo de atividade caso lhes fosse oferecido outro trabalho. Contudo, a promessa do governo e o confisco de em massa de produtos, serviu com estopim para a manifestação.

Um grupo mais exaltado de pessoas atacou a delegacia local, derrubando o muro de proteção. Um caminhão também foi queimado na tentativa de impedir a reação policial. As forças de segurança revidaram a ação dos manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Leia também:
Contra o quê protestam os paraguaios
Paraguai: Observadores verificam violação de direitos humanos


A generalização do confronto deixou vários feridos e muitos comerciantes acabaram presos. Algumas pessoas foram hospitalizadas por intoxicação com o gás lacrimogêneo.

Os "atravessadores", além de protestar contra a truculência policial, denunciaram que o governo não atua contra grandes financiadores do contrabando, mas sim contra pessoas humildes cujo trabalho é transportar quantidades menores de artigos.

Um contingente policial está monitorando a zona e controlando as entradas e saídas do porto. Ainda de acordo com a agência de notícias, os protestos também foram registrados em outras regiões fronteiriças.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina