Tribunal de Honduras revisará atas de eleições presidenciais 

O presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de Honduras, David Matamoros, se comprometeu nesta segunda-feira  (2) a cumprir a solicitação da candidata do partido Livre Xiomara Castro para que sejam revisadas as atas de votação das eleições presidenciais. Recentemente ela denunciou "fraude" a favor do candidato direitista Juan Orlando Hernández.

Tribunal de Honduras revisará atas de eleições presidenciais - Governo da Venezuela

"Eu a ofereci ao partido semana passada, tivemos que esperar uma semana para que viesse a solicitação e vamos cumpri-la", indicou Matamoros após uma reunião em que Xiomara expôs sua solicitação aos três magistrados do TSE.

Matamoros explicou a Xiomara que, ao revisar as atas eleitorais, se comprovado que ela não ganhou as eleições, "o diga publicamente" ao povo hondurenho. "Buscamos o mecanismo para que não reste dúvida", completou.

Leia também:
Hondurenhos vão às ruas pedir recontagem de votos
Elaine Tavares: Honduras segue na luta contra a fraude
Honduras: Xiomara mostra provas de irregularidades nas eleições


Xiomara, que foi a candidata à presidência pelo Partido Liberdade e Refundação (Livre) nas eleições de 24 de novembro, não aceita os resultados que dão como vencedor o governista Juan Orlando Hernández.

Segundo um documento apresentado para os magistrados, a revisão das 16.135 atas é solicitada em "virtude das alterações que foram objeto do resultado conteúdo em cada ata, diante da vulnerabilidade e insegurança do sistema em prejuízo da vontade popular, expressada maciçamente nas urnas", assinala o texto.

No sábado, o órgão eleitoral declarou presidente eleito Hernández, do governante Partido Nacional, que tinha 36,8% dos votos, frente a 28,79% de Xiomara, com 98,6% das urnas apuradas.

Xiomara, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, destacou que pela "calma do povo e pela tranquilidade do país" espera que "na realidade esta abertura (das atas) seja dada e as possibilidades de conseguir, não só a confiança, mas também que inicie um processo de reconstrução".

A candidata do Livre, que se autoproclamou vencedora no mesmo dia das eleições, ressaltou que o processo eleitoral era "o momento exato de corrigir os erros de 2009", quando Zelaya foi derrubado mediante um golpe de Estado.

Se a revisão das atas confirmar o resultado já anunciado, Matamoros pediu que a oposição aceite "publicamente" a derrota. Já a candidata do Livre disse que espera que o reconhecimento venha também por parte do TSE.

Nas eleições de 24 de novembro em Honduras participaram nove partidos políticos, quatro deles, incluído Livre, surgidos após o golpe de Estado de 28 de junho de 2009.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias