Sicsú: Mudar a política econômica é central para o crescimento

"Números do PIB são resultado de uma política econômica que não estimula o crescimento", avalia João Sicsú, economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em sua coluna semanal na Rádio Vermelho. Sicsú foi enfático: "O momento é de decisão de política econômica. Ou fazemos uma política econômica radicalmente desenvolvimentista, ou manteremos os resultados colhidos desde 2011".

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

O colunista avalia que os números revelam uma trajetória bastante modesta para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, influenciada pela atual política econômica. "Estamos sofrendo ainda os efeitos de uma política econômica adotada em 2011, a qual prevê a elevação das taxas de juros e o aumento do superávit primário, o que desacelera a economia de maneira muito significativa", pontuou o economista.

"As perspectivas para 2014 e agora para o final de 2013 são perspectivas que indicam a retomada do crescimento, mas em ritmo muito modesto. Precisamos de uma alteração significativa de política econômica, ou continuaremos nessa trajetória. Ou seja, precisamos de uma política de redução das taxas de juros, de desoneração da atividade empresarial e de uma ampliação arrojada do investimento público, que impulsione o investimento privado", acentuou o economista.

Ouça a opinião na Rádio Vermelho: