Retrospectiva: João Sicsú avalia a política econômica em 2013

A política econômica do governo Dilma Rousseff deu o tom do noticiário ao longo de 2013. Para descortinar o que esteve por trás das previsões alarmistas, dos editoriais golpistas e do choro dos profetas midiáticos, a Rádio Vermelho, em importante parceria com o economista João Sicsú, inaugurou, em 2013, a coluna semanal "Economia em Números", que travou de forma aguerrida uma luta para explicar a real situação da economia no Brasil.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Nesta última edição de 2013, João Sicsú, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez amplo balanço da política econômica em curso, avaliou o avanços e pontuou os desafios que precisamos vencer para que o Brasil entre em um circuito ainda mais avançado de desenvolvimento.

Dentre os diversos assuntos ponderados pelo especialista, estão as dificuldades em ampliar os números do crescimento. Segundo ele, os últimos resultados revelam a dimensão dos desafios que o Brasil deve enfrentar para fomentar o desenvolvimento nacional com distribuição de renda, valorização do trabalho e justiça social.

A inflação, arma utilizada pela imprensa conservadora já nos primeiros meses do ano com falsas manchetes que comparavam a realidade de 2013 com a vivida na virada da década de 1980/1990, encerra o ano, na avaliação de João Sicsú, como moderada.

"O resultado da inflação no Brasil tem sido de uma inflação moderada e que está sob controle. Pelo quinto mês consecutivo a inflação acumulada em 12 meses está em queda. Há uma grande possibilidade da inflação de 2013 ser a menor dos últimos três anos", explicou Sicsú.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou recuo no último trimestre, o colunista assinalou que esses resultados revelam a influência que a atual política econômica tem no avanço do desenvolvimento. "Estamos sofrendo ainda os efeitos de uma política econômica adotada em 2011, a qual prevê a elevação das taxas de juros e o aumento do superávit primário, o que desacelera a economia de maneira muito significativa", pontuou o economista.

"As perspectivas para 2014 e agora para o final de 2013 são perspectivas que indicam a retomada do crescimento, mas em ritmo muito modesto. Precisamos de uma alteração significativa de política econômica, ou continuaremos nessa trajetória. Ou seja, precisamos de uma política de redução das taxas de juros, de desoneração da atividade empresarial e de uma ampliação arrojada do investimento público, que impulsione o investimento privado", acentuou o economista.




Veja o que a Coluna Economia em Números debate em 2013:
Sicsú: Controle da inflação em 2013 contraria imprensa alarmista
Mudar a política econômica é central para o crescimento, orienta Sicsú
Colunista da Rádio Vermelho debate números do PIB em 2013
João Sicsú afirma que trajetória do FMI é marcada por erros
Desemprego no país: Brasil registra melhor setembro desde 2002
Defesa do tripé macroeconômico de FHC é retrocesso, diz colunista
Corte de gastos correntes só piora a vida do povo, diz colunista
Dados do emprego no Brasil são dos melhores do mundo, diz Sicsú
Inflação de 2013 será a menor dos últimos três anos, diz Sicsú
João Sicsú: Brasil vive uma transformação social inédita


Ouça a última edição de 2013 da Coluna Economia em Números na Rádio Vermelho: