China pede que Estados Unidos respeitem sua zona de defesa aérea

A China pediu ao governo dos Estados Unidos que respeitem o estabelecimento da Zona de Identificação de Defesa Aérea no Mar Oriental da China com "uma atitude objetiva e justa", informaram as autoridades chinesas nesta quinta-feira (5).

De acordo com o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, esses critérios foram expostos ao vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden durante as reuniões mantidas com o líder Xi Jinping e o vice-chefe de Estado Li Yuanchao.

Leia também:
Xi e Joe Biden discutem relações entre China e Estados Unidos

As declarações de Hong responderam reportagens publicadas segundo as quais Biden transmitiu a Pequim as profundas preocupações de Washington sobre a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea.

Durante as conversações com o visitante vice-presidente, a parte chinesa reiterou sua posição de princípios sobre esta zona de defesa no Mar Oriental e sublinhou que esse movimento respeita a lei e a prática internacionais.

Os Estados Unidos devem adotar uma atitude objetiva e justa de respeito à criação desta zona, agregou o diplomata chinês em uma nota de imprensa divulgada em Pequim.

Segundo o porta-voz oficial, os líderes chineses e o vice-presidente Biden mantiveram um intercâmbio franco e profundo sobre alguns pontos das relações entre os dois países e outros assuntos de preocupação comum.

Segundo Hong, o consenso mais importante alcançado pelas duas partes é que Pequim e Washington coincidem na necessidade de fortalecer o diálogo, os intercâmbios e a cooperação que impulsionem a construção de um novo modelo de relações entre grandes países.

Com Prensa Latina