Rússia e Arábia Saudita mantêm entendimentos sobre Irã e Síria

O presidente russo, Vladimir Putin, manteve uma reunião com o chefe da Inteligência saudita, Bandar Bin, com a finalidade de abordar a situação na Síria e o último acordo entre o Irã e o Grupo 5+1.

O Kremlin informou na terça-feira (3) sobre o segundo encontro realizado este ano entre Putin e Bandar Bin que teve lugar nos arredores da capital russa, Moscou.

A nota reflete que “houve um intercâmbio detalhado de opiniões sobre a situação na Síria, em particular no contexto da preparação da conferência de Genebra 2", que está prevista para realizar-se em 22 de janeiro próximo.

Igualmente, explica que, “viu-se um grande dinamismo positivo nos esforços internacionais para chegar a uma solução sobre o programa de energia nuclear do Irã”.

O Irã e o Grupo 5+1 (EUA, Reino Unido, Rússia, França e a China mais a Alemanha) chegaram em 24 de novembro a um acordo para acabar uma crise desnecessária, orquestrada principalmente pelas negativas propagandas feitas pelo imperialismo estadunidense e o regime israelense em torno do programa de energia nuclear iraniano.

Por sua parte, o diretor do Conselho de Política Externa e de Defesa de Moscou, Fyodor Lukyanov, assegurou que a Arábia Saudita está enojada com os Estados Unidos por não cumprir sua promessa de atacar a Síria.

Assinalou também que a Rússia espera a colaboração de Riad para conseguir uma resolução na Síria, já que se alguém pode influir verdadeiramente sobre o grupo opositor ao governo sírio, estes são os sauditas e não os estadunidenses.

Desde o começo do conflito sírio, em março de 2011, Entre o papel da Arábia Saudita é destacado no apoio aos terroristas no país dirigido por Bashar Al Assad.

Com Hispan TV