ANPG se reúne com CNPq para cobrar reajuste de bolsas de pesquisa

Na tarde de quinta-feira (5), representantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) reuniram-se com o presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Na pauta, o reajuste periódico das bolsas de pesquisa.

De acordo com relato da ANPG, em sua página na internet, a entidade estudantil apresentará uma proposta de utilização dos recursos caso a emenda ao orçamento da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) seja aprovada (saiba mais).

Durante o encontro, ocorrido em Brasília, a ANPG também apresentou os Documentos de Direitos dos Pós-Graduandos e o conjunto das moções e resolução aprovados recentemente pelo 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (Conap).

A demanda dos pós-graduandos que estão estudando no exterior, anteriormente apresentada à Capes também foi levada ao CNPq, que se comprometeu a responder por escrito.

Blitz da ANPG

Nesta semana, a ANPG encontrou diversos parlamentares e representantes de entidades públicas e pautou as demandas dos pós-graduandos. Entre essas demandas, estavam a aprovação da meia-entrada estudantil em eventos culturais e esportivos e a aprovação da PEC da ciência e tecnologia pela comissão especial da Câmara dos Deputados (leia mais).

Além disso, a ANPG angariou apoio à emenda ao orçamento da Deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) encaminhada pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A emenda garante aumento da verba do CNPq para as bolsas de pesquisa.

A votação do Orçamento está programada para o dia 23 de dezembro.

Fonte: ANPG