UBM Nacional e UBM Amazonas realizam o Projeto Ouvir A Mulher

A União Brasileira de Mulheres-Seção Amazonas (UBM- AM) realizou em Manaus, no auditório da Secretaria Estadual da Saúde – SUSAM, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, atividades do Projeto “Ouvir a Mulher: Um Novo Significado à Participação”. O Seminário contou com a participação de centenas de mulheres e também fizeram presentes algumas lideranças masculinas.


Foto: UBM-AM divulgação

Na abertura dos trabalhos, na sexta-feira (29/11), a dirigente da UBM do Amazonas, Sandreia Costa, saudou os presentes e destacou a importância do projeto para o fortalecimento da organização das mulheres e garantia do acesso às políticas de saúde. A coordenadora nacional da UBM, Elza Campos, agradeceu o apoio do Departamento de Ouvidora Geral do SUS (Doges) e do Departamento de Apoio a Gestão Participativa (Dagep) e da Ouvidora Estadual de Saúde.

Segundo Elza, o Seminário ocorre na luta contra a violência doméstica e familiar e salienta que a UBM, fundada em 1988, marca sua luta na defesa da saúde da mulher e dos direitos sexuais e reprodutivos. Lembra que as mulheres, maioria da população e do eleitorado, ainda é sub-representada, e, portanto, a reforma politica é fundamental. Chama a todas para aderir a campanha pela reforma politica.

Dando início as atividades, enquanto Suely Oliveira apresentava a discussão “Mulheres em Movimento e o Sistema Único de Saúde (SUS)”, a equipe do Doges e militantes da UBM de Manaus aplicavam o questionário organizado pelo Núcleo de Pesquisa (Nupe), órgão ligado ao Doges e Dagep; as demais participantes realizavam o debate dos temas apresentados.

Em seguida, a dirigente nacional da UBM, Liège Rocha apresentou o tema: ‘Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos’, que teve participação ativa da plenária, antecipando a roda de conversa sobre temas relacionados ao questionário. As mulheres tiveram a oportunidade de expressar suas reclamações, emitir opiniões, tirar dúvidas e fazer comentários sobre o atendimento do SUS por meio da Escuta Itinerante do SUS, que foi criada para ampliar o diálogo com a sociedade sobre a qualidade dos serviços públicos de saúde, visando a melhoria no atendimento.

Ainda no primeiro dia, houve grande entusiasmo das mulheres e reflexão sobre o quanto o sistema de saúde pública ainda encontra-se distante das mulheres de Manaus. No período da manhã, a Senadora Vanessa Grazziotin destacou a importância do Evento e a necessidade das políticas públicas para o Estado e para o país. A senadora, que também é Procuradora da Mulher do Senado, agradeceu a presença dos representantes do Ministério da Saúde e saudou a atuação da UBM do Amazonas e de todo o país.

No segundo dia (30/11), a coordenadora do Dagep, Katia Souto, trouxe a trajetória do SUS e dados da rede ampliada de prevenção à violência contra a mulher e a discussão sobre o aborto previsto em lei. Também neste dia, além de dar continuidade ao preenchimento do questionário, o professor da Universidade Federal do Amazonas e pesquisador da FIOCRUZ, Antonio Levino e Katia Souto, apresentaram o tema: “Controle Social: uma breve história”.

Para finalizar o evento, a coordenadora da UBM-Amazonas, Vanja Andrea, agradeceu a presença de todas e de todos, destacando o protagonismo da UBM- Amazonas. Na oportunidade, convocou as presentes em especial as mulheres ligadas ao Centro de Referência de Amparo à Mulher (CRAMER) – que lotaram o local no primeiro dia do Seminário – para receberam homenagem da Assembleia Legislativa da Amazonas pela luta contra a violência e para se filiarem à UBM.

No último dia do seminário (1º/12), as coordenadoras da UBM-Amazonas, UBM-Paraná e da UBM nacional realizaram a reunião da UBM, com a participação de Katia Souto, para discutir sobre a continuidade do projeto, considerando o sucesso desta primeira fase que contou com a realização de seminarios em Curitiba, Fortaleza e Manaus. Deliberou-se pela elaboração de um novo projeto, com recorte etnicorracial, que será realizado em outras capitais e cidades do país.

O Projeto “Ouvir a Mulher: Um Novo Significado à Participação” foi promovido pela UBM em parceria com o Doges e Dagep o Departamento de Apoio a Gestão Participativa (Dagep) e reuniu representantes de entidades de mulheres, conselheiros de saúde, profissionais de saúde e ouvidores locais. Além dos debates, o grupo refletiu sobre a importância da participação da mulher no controle social das políticas públicas e trocou experiências sobre o papel da ouvidoria do SUS no atendimento à saúde da mulher.

Fonte: Site da UBM