Comitê de solidariedade ao povo sírio divulga relato sobre missão

Os integrantes da Missão de Solidariedade ao Povo da Síria divulgam um relato completo da visita ao país árabe, com informações sobre a composição do grupo, as entidades representadas e as reuniões com membros do governo e partidos políticos. Organizada pelo Comitê de Solidariedade ao Povo da Síria, integrado por 45 entidades, a missão aconteceu entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, com atividades diversas relatadas no documento divulgado pelo sociólogo Lejeune Mirhan, anexo à matéria.

“Já faz 32 longos meses que a República Árabe da Síria vem sendo covardemente atacada por terroristas mercenários, que praticam contra o povo sírio as piores atrocidades e barbaridades que temos presenciado nos últimos tempos,” escreve o sociólogo Lejeune Mirhan, membro do PCdoB, autor do relato publicado abaixo.

“Presenciamos, na vista de três dias à capital, Damasco, uma unidade política muito grande entre os partidos com quem conversamos, lideranças do parlamento, do poder executivo e autoridades religiosas. Pelas informações que nos chegam a todo momento, nos pareceu uma questão de tempo para que o conflito caminhe para seu desfecho”, afirma.

A missão reuniu-se com autoridades governamentais, com membros do Partido Baath, que governa a Síria desde 1963, e com autoridades religiosas. Os integrantes do grupo também concederam entrevistas a diversos canais de televisão, jornais e emissoras de rádio e visitaram um hospital militar, onde conversaram com soldados sírios em recuperação.

De acordo com o relato, as autoridades sírias reafirmaram o compromisso noticiado reiteradamente pelo Portal Vermelho com a Conferência Internacional de Paz na Síria, “Genebra 2”, planejada para o próximo 22 de janeiro, num empenho diplomático aliado às negociações construtivas do governo sírio sobre o seu arsenal químico, com a adesão à Convenção sobre Armas Químicas e a eliminação das capacidades de produção destes recursos.

Leia a seguir, no documento anexo, o relato completo elaborado por Lejeune Mirhan, e veja algumas imagens fornecidas pelo fotógrafo que integrou o grupo, Leandro Taques.

          
               Missão de Solidariedade ao Povo da Síria encontra-se com o primeiro-ministro
           Wael Nader al-Halqi (no centro).

          
             Grupo reúne-se com o secretário-geral adjunto do Partido Baath, Abdallah el-Ahmar.
              Foto: Leandro Taques.

          
              Missão de Solidariedade ao Povo da Síria é recebida pelo antigo cônsul sírio no
              Brasil, Ghassan Obeid, atualmente chefe de protocolo no Ministério de Relações  
              Exteriores. Foto: Leandro Taques.

           
              Missão reúne-se com o presidente do Parlamento, Mohamed Jihad al-Laham. Foto:
              Leandro Taques.

          
            Missão visita a sede do Partido Comunista Sírio Unificado. Foto: Leandro Taques.

         
            Grupo visita hospital militar em Damasco e conversa com soldados do Exército. 
            Foto: Leandro Taques.