Líderes latino-americanos expressam pesar por morte de Mandela

Presidentes latino-americanos expressaram pesar pela morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela na noite desta quinta-feira (5).

O colombiano Juan Manuel Santos, o mexicano Enrique Peña Nieto e o venezuelano Nicolás Maduro enviaram mensagens pelo microblog Twitter. O presidente da Bolívia, Evo Morales, falou sobre Mandela em um pronunciamento. Raúl Castro, de Cuba, enviou mensagem ao presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Nicolás Maduro postou uma foto de Mandela e escreveu: "Nelson Mandela, até a vitória sempre! Líder dos povos que lutam. Da Venezuela, enviamos nosso amor". O presidente venezuelano também lembrou que a data da morte do líder africano coincide com os nove meses da morte de Hugo Chávez, falecido no dia 5 de março.

"A nove meses da partida de nosso comandante, hoje outro gigante dos povos do mundo se foi. Madiba viverá para sempre!", disse.

Juan Manuel Santos, cujo governo participa do diálogo pela paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), exaltou o papel pacificador de Mandela. "Lamentamos profundamente a morte de Nelson Mandela. Seu legado se mantém como nosso guia para alcançar a paz", postou no Twitter.

Em sua conta no microblog, Enrique Peña Nieto lamentou, em nome do México, a morte de Mandela enviando condolências ao povo sul-africano. "A humanidade perdeu um lutador incansável em favor da paz, da liberdade e da igualdade. Descanse em Paz, Nelson Mandela", declarou.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, manifestou "profunda tristeza" pela morte do ex-presidente da África do Sul. Em um pronunciamento, na cidade de Cochabamba, Morales falou da importância de Mandela como ativista dos direitos humanos e que ele foi o símbolo da luta mundial contra o racismo.

"Ninguém se esquecerá do avanço dos povos desde a sua vitória, marcada pela queda do apartheid, tampouco de sua luta na prisão para melhorar o seu país", disse Morales.

O presidente de Cuba e líder do Partido Comunista da ilha, Raúl Castro, enviou mensagem ao presidente da África do Sul, Jacob Zuma: “Com profunda dor, lhe transmito as mais sentidas condolências pelo falecimento do querido companheiro Nelson Mandela, em nome do povo e do governo cubanos, extensivas a seus familiares, ao Congresso Nacional Africano e a toda a nação. Mandela será lembrado pela altura de seu exemplo, a grandeza de sua obra e a firmeza de suas convicções na luta contra o apartheid, e por sua inestimável contribuição à construção de uma nova África do Sul. Dedicamos a ele profundo respeito e admiração, não só pelo que fez por seu povo, mas por sua amizade provada para com nosso país. De Mandela nunca poderemos falar no passado”.

Com agências