Ex-presidentes acompanharão Dilma em funeral de Nelson Mandela

A África do Sul está se preparando para a chegada de uma onda de líderes mundiais para as cerimônias em homenagem e para o enterro de Nelson Mandela, enquanto milhares de seus admiradores continuaram se dirigindo a locais em todo o país neste sábado (7) para prestar seu tributo ao ícone da luta contra regime de segregação racial apartheid. 

O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, informou que os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados e aceitaram acompanhar a presidenta Dilma Rousseff aos funerais de Nelson Mandela.

A comitiva presidencial parte do Rio de Janeiro na segunda-feira (9).

Na casa de Mandela no bairro de Houghton, Johanesburgo, mais de cem pessoas, negras e brancas, reuniram-se durante a manhã para cantar músicas de libertação e honrar Mandela.

Uma semana de luto, com vários eventos planejados, foi declarada pelo governo. Neste domingo (8) foi caracterizado como um dia nacional de preces e de reflexão, enquanto uma grande homenagem está programada para a próxima terça-feira (10) em um estádio de Johanesburgo onde Mandela fez sua última aparição pública para a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010. 

Da Redação São Paulo
Com agências