Nelson Mandela, um herói da humanidade
Nelson Mandela, que nesta quinta-feira (5) partiu para a eternidade. Foi um lutador contra a opressão racial, pela liberdade do povo e pela igualdade entre os homens.
Publicado 06/12/2013 15:51

Mandela foi um dos grandes homens de nosso tempo. Chegou a pegar em armas contra o apharteid, o perverso sistema de segregação racial que vigou na África do Sul e oprimiu a imensa maioria de não brancos da população daquela nação.
Mais tarde, tornou-se líder da luta pacífica que levou ao fim daquele sistema opressivo e iníquo. Saiu da cadeia para liderar a introdução da democracia e, em 1994, foi o primeiro presidente negro daquela nação africana.
Deixou uma marca indelével na história da luta pela liberdade e pela igualdade. Passou preso 27 dos 95 anos que viveu; pagou assim pela ousadia de enfrentar a opressão e liderar a luta contra ela.
Ao deixar a vida, incorpora-se, no panteão dos heróis do povo e da liberdade, ao lado de todos os que lutaram pela liberdade e pelo progresso humano. Será eternamente lembrado!
Prosa Poesia e Arte registra aqui sua homenagem ao grande líder da humanidade que se foi e apresenta dois filmes que retratam a trajetória heroica de sua luta.