Conselho Mundial da Paz: Morte de Mandela deixa imenso vazio

Afirmando estar profundamente consternada pela morte de Nelson Mandela na última quinta-feira (5), a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, emitiu nota em que ressalta que o líder sul-africano sempre se mostrou solidário às grandes causas da humanidade. Leia a íntegra.

Em nome da presidência do Conselho Mundial da Paz (CMP), manifesto o profundo pesar pela morte do pai da nação sul-africana, Nelson Mandela, que foi, sem dúvidas, uma das mais importantes personalidades do século 20 e referência de luta pelos mais justos ideais.

Mandela combateu em sua vida não apenas o racismo, a segregação e o apartheid, mas esteve na linha de frente da denúncia do colonialismo e do imperialismo. Sempre se mostrou solidário às grandes causas humanitárias e sociais e mesmo quando esteve preso jamais perdeu a perspectiva de seus sublimes princípios. Não por outro motivo que o imperialismo o considerava um inimigo, de modo que até 2008 ele figurava na lista de terroristas dos Estados Unidos.

A morte de Mandela deixa um imenso vazio naqueles que se inspiram em sua história de vida, mas sem dúvidas seu legado ainda inspirará muitas gerações!

Viva o eterno Nelson Mandela!
Viva a união do povo sul-africano!
Viva a luta contra o racismo, o colonialismo e o imperialismo!