Dino recebe turista número 6 mi, recorde histórico no país

 

Flávio Dino 6 mi
A gestão de Flávio Dino à frente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) apresentou mais um recorde nesta quinta (05): ultrapassou a barreira dos 6 milhões de turistas estrangeiros. O recorde foi noticiado por toda a imprensa brasileira e comemorado pelo Governo Federal. Dino destacou que a ampliação do número de turistas se reflete em mais emprego e renda para o país.

A turista que bateu esse recorde histórico é argentina e chegou na manhã desta quinta-feira (05), ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Nadia Panis foi recebida com festa pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino. Ela foi presenteada com brigadeiros, mapa do Rio de Janeiro e muita música. A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil, enviando anualmente mais de 1,5 milhão de visitantes aos diversos destinos turísticos do País.

Com esse marco histórico, a Embratur trabalha agora para alcançar, no próximo ano, um outro patamar de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. A realização dos megaeventos como a Copa do Mundo colaboram para bater o novo recorde. São esperados 600 mil estrangeiros visitando o Brasil durante o período do Mundial, em 2014.

"Objetivo da Embratur é ampliar o número de turistas no ano que vem já para 7 milhões, gerando mais empregos e renda para os brasileiros", afirmou Flávio Dino. O presidente lembrou também que o turismo no Brasil cresceu 5% em 2012, superando o crescimento mundial que foi de 3%. Dino acredita que, até 2017, o número de turistas estrangeiros chegue a 10 milhões.

Atualmente, o turismo emprega cerca de 10 milhões de brasileiros e movimenta 3,6% do PIB. "A entrada de divisas por meio do turismo já equivale à de setores importantes de nossa economia, como a indústria da celulose", lembra Dino. "Com o aumento do número de turistas, poderemos gerar mais renda e empregos para a sociedade brasileira", concluiu.

A comemoração no Galeão também contou com painéis fotográficos dos principais destinos turísticos do País espalhados pela sala de desembarque. Músicos recepcionaram a turista de número 6 milhões, que veio ao Brasil passar férias com as amigas. A secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro ofereceu à turista argentina uma estadia em Búzios.