PCdoB realiza atividade sobre 16 Dias de Ativismo Feminino

A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB realizou na tarde desta segunda-feira (9) uma mostra de clipes produzidos para fortalecer a campanha da não violência contra a mulher, intitulada 16 Dias de Ativismo Feminino. A atividade foi realizada na sede nacional do Partido na capital paulista e contou com a presença de militantes.

Mariana Serafini, para o Portal Vermelho

 

O 16 Dias de Ativismo Feminino acontece em todo o mundo com início no 25 de novembro, Dia Internacional da Não violência contra a Mulher e finaliza em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Neste período incorpora ainda o 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a aids e 6 de dezembro, Dia do Laço Branco.

Ao falar com o Portal Vermelho, a secretária nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha, explicou que o período de luta de "16 dias" foi definido durante uma atividade realizada na Colômbia em 1981 em homenagem às três irmãs Mirabal, presas, torturadas e mortas durante a ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana. Em 1989, a campanha foi reconhecida pela ONU. “A ideia é a gente lembrar essa data e também realizar atividades que fortaleçam essa campanha”, disse.

Os clipes intitulados “Quem Ama Abraça” foram produzidos em períodos distintos, o primeiro, foi lançado durante a 1ª Conferência de Políticas para a Mulher, já o segundo – mais voltado ao público jovem – , e o terceiro, protagonizado por crianças, ambos foram lançados em 2013. “É importante divulgar esses vídeos e lembrar que a Lei Maria da Penha completou sete anos neste processo de enfrentamento à violência. Esses clipes trazem essa mensagem importante, não só do enfrentamento, mas também do combate à violência contra a mulher”, explicou Liège.

Assista os vídeos abaixo: