Palmas planeja implantar BRT no transporte coletivo

Com o objetivo de conhecer Palmas e obter informações sobre o projeto Bus Rapid Transit (BRT), a analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades, Railda Bitteencourt, esteve em Palmas nesta quarta-feira, 06. A visita técnica foi um pedido do secretário nacional de Transporte e Mobilidade, Júlio Eduardo Santos.

O presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Luiz Masaru, levou a analista para conhecer avenidas em Taquaralto, Jardim Aureny I, II, III e IV; Taquari, Avenida Theotônio Segurado, Setor Bertaville e Santo Amaro que corresponde a parte do percurso onde o BRT será implantado. Outro local visitado foi o antigo terminal de ônibus ao lado do Rodoshopping.

Na oportunidade, Masaru explicou a situação precária do atual sistema de transporte coletivo da Capital, a necessidade e os benefícios do BRT para Palmas. Outro ponto destacado foi o sistema que interliga os principais modais de transporte: ferroviário, rodoviário, aéreo e fluvial e trabalha para atrair investimentos públicos e interesses privados para o Município.

Foram apresentados também os detalhes do projeto de mobilidade urbana da Capital para justificar os recursos para a execução do mesmo. “O valor para o BRT é de R$ 400 milhões, mas será possível oferecer estações de integração multimodal que se conectarão às demais linhas. Todos os painéis serão eletrônicos, vamos instalar ar-condicionado e construir banheiros”, explicou Massaru.

Almoço

O prefeito Carlos Amastha acompanhado da equipe técnica do Impup e da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte recebeu a analista na Diretoria de Meio Ambiente para um almoço. Além dos secretários de Habitação, Aleandro Lacerda, de Infraestrutura, Marcilio Ávila, de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Cristian Zini e o procurador geral do Município, Públio Borges.

O gestor municipal destacou o empenho da equipe para a execução dos projetos e garantiu que o maior beneficiado será o palmense. “Este sistema vai atender toda a cidade, dar mais segurança ao usuário e um transporte digno que realmente o palmense merece”, afirmou o chefe do Poder Executivo.

Visita

Em outubro deste ano o prefeito e uma equipe técnica estiveram reunidos com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e com a secretária substituta da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Isabel Sales, em Brasília onde foram apresentados os projetos de mobilidade urbana da Capital para pleitear recursos.

BRT

Elaborado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, o plano de integração das regiões Norte e Sul de Palmas será feito por meio do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que prevê a instalação de uma via rápida de transporte dinâmico de passageiros no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o Setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos a Taquaralto e Taquari. Serão aproximadamente 35 km de corredor expresso ininterrupto que possibilitará ao usuário conforto e rapidez.

A nova estrutura de embarque e desembarque possibilitará aos usuários do transporte coletivo urbano o acesso a bens e serviços tais como emissão de documentos, plantões de vacinação, farmácias básicas, atendimento ao usuário, entre outros.

Ainda está prevista a instalação de árvores no entorno da via expressa, com o propósito de diminuir a incidência de raios solares diretamente nos ônibus proporcionando um clima mais ameno nos coletivos. O sistema atende ainda ciclovias.

Thaise Marques – SECOM PALMAS