Comissão Política Estadual analisa conjuntura do Tocantins

A Comissão Política do PCdoB do Tocantins se reuniu no último final de semana para discutir a situação política estadual […]

A Comissão Política do PCdoB do Tocantins se reuniu no último final de semana para discutir a situação política estadual e as espectativas do Partido para o proximo período.

A Resolução Política serve para nortear do debate dos militantes e dirigentes do PCdoB e apresentar à população tocanense um resumo da apinião do PCdoB sobre a situação vivida pelo Tocantins neste momento.

Os aspéctos centrais da Resolução são a firmesa da consciência de que o Tocantins pode viver novos tempos através do debate franco entre os mais diversos setores da população sobre os projetos para o futuro ou a continuação o monopólio deste debate em poucas classes sociais como acontece até hoje.

E o PCdoB se compromete em  formular e buscar consensos estratégicos para que o futuro do Tocantins realmente seja debatido. Para isso o Partido busca fortalecer seu coletivo participando das eleições apresentando candidaturas populares e diferenciadas nos próximos pleitos.

RESOLUÇÃO POLÍTICA DO PCdoB

A Comissão Política do Comitê Estadual do PCdoB reunida em 07 de dezembro deste aprova a seguinte Resolução a respeito das eleições de 2014 no Tocantins.

1 – Estamos diante de um processo de relativo desgaste histórico das oligarquias políticas dominantes do Estado do Tocantins, caracterizado pela divisão política, perda de base eleitoral, corrupção explícita, falência de modelo de gestão e o crescente endividamento do Estado. Tornando-se incapaz de gerar desenvolvimento econômico aliado a distribuição de renda.

2 – Mesmo reconhecendo a necessidade de composições amplas a nível federal, garantidores da governabilidade. Entendemos que o processo eleitoral que se avizinha poderá representar no Tocantins, assim como no Maranhão, a derrota dos setores mais atrasados e coronelistas da política brasileira. Hoje derrotar as velhas práticas políticas, tendo em mãos uma plataforma política que gire nossos estados no rumo de um novo projeto nacional de desenvolvimento é dever e tarefa imediata dos comunistas.

3 – Defendemos a construção de um campo político e social, composto por partidos políticos, movimentos sociais, lideranças e personalidades, um campo de convicções democráticas, desenvolvimentistas e populares, para nuclear uma aliança vitoriosa guiada por um programa de governo que reoriente o modelo de desenvolvimento econômico e social do Estado.

4 – Objetivando garantir uma base política qualificada a reeleição da Presidenta Dilma. Unir o povo do Tocantins para a construção de uma alternativa as duas oligarquias locais que ora se apresentam novamente para a disputa do Executivo estadual. Propomos a construção de espaços abertos de debates para a construção de uma terceira via, com um programa de governo avançado e uma tática eleitoral para o processo de 2014.

5 – O Partido Comunista do Brasil reafirma a necessidade de fortalecer esforços para o êxito da gestão Amastha na Capital. Que termina seu primeiro ano de mandato dando provas inequívocas de que representa a superação destes grupos tradicionais. Podendo, se tornar protagonista de uma frente social mais ampla que coloque o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento e do progresso social.

6 – Contudo, circunstâncias conjunturais devem ser avaliadas criticamente e construtivamente levando em consideração o fenômeno eleitoral, as soluções criadas pela população para resolução de seus problemas coletivos e o nível de resposta que os agentes políticos conseguem dar aos desejos de mudança.

7 – Neste cenário, o PCdoB deve fortalecer e ampliar o seu coletivo partidário para a consecução deste projeto e para a apresentação de candidaturas comunistas para as composições majoritárias e proporcionais deste campo.

Comissão Política Estadual
Palmas 7 de dezembro de 2013