Organização da Copa na Bahia é apresentada em encontro da Secopa

Durante a realização do V Fórum Copa Bahia 2014 – Fórum Fábio Starling, Seminário "Legados dos grandes eventos esportivos – Copa 2014", que acontece nesta quinta-feira (12/12), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, os secretários Estadual de Assuntos para a Copa (Secopa), Ney Campello, e do Escritório Municipal da Copa do Mundo (Ecopa), Isaac Edington, se reuniram com a imprensa para apresentar a organização e as iniciativas realizadas para recepcionar o mundial de 2014.

Segundo Ney Campello, o encontro com a imprensa é de grande importância não apenas para noticiar fato, mas também para saber quais os questionamentos da população em relação à Copa do Mundo de 2014. Além disso, Ney declarou que a Bahia é o único estado do Nordeste com cidade-sede que terá dois Centros de Treinamento de Seleção.

A respeito da grande repercussão do Sorteio Final da Copa do Mundo, que aconteceu na última sexta-feira (06), em Costa do Sauípe, o secretário afirmou que uma empresa foi contratada para avaliar o impacto do evento para a Bahia. No dia, cerca de 2 mil jornalistas de 180 países estiveram presentes no Complexo Hoteleiro e a transmissão deve ter sido assistida por 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. “Essa mídia e divulgação espontânea e fantástica para o nosso Estado. Precisamos contabilizar od benefícios”, disse.

De acordo com Isaac Edington, a prefeitura de Salvador e o governo do Estado estão alinhados no intuito de organizar a Copa do Mundo, sobretudo em relação ao legado que ficará para a cidade. Ele afirmou que existem ajustes que precisam ser feitos, mas as administrações estadual e municipal estão se preparando para viabilizar uma boa infraestrutura para o mundial o próximo ano.

O secretário declarou ainda que a intenção do prefeito ACM Neto é a de não decretar feriados durante os jogos da Copa do Mundo, como aconteceu na das Confederações. Uma das alternativas seria decretar pontos facultativos em alguns dias ou reduzir a carga horária dos servidores.

Parceria

Presente na ocasião, o vice-prefeito de Porto Seguro, Humberto Nascif, afirmou que a Secopa tem realizado um trabalho diferenciado das outras pastas nacionais. Segundo ele, foi graças ao trabalho de Ney Campello junto aos governos estadual e federal, que verbas foram disponibilizadas para estruturar as cidades que receberão as seleções de futebol.

Até o momento, Porto Seguro já recebeu visitas das delegações da Suíça, Noruega, Alemanha, Camarões e Bósnia. A expectativa é de que mais de duas delegações fiquem hospedadas na cidade durante a Copa. Nesta sexta-feira (13), às 10h, em Porto Seguro e com a presença de Ney Campello, será feito o anúncio de quais seleções se hospedarão no município.

Acessibilidade

Com o objetivo de preparar o Estado para as pessoas com deficiência que aqui vivem e para os turistas na Copa do Mundo, o V Fórum Copa Bahia 2014 implantou práticas de acessibilidade e sustentabilidade. O evento contou com espaço adaptado de credenciamento para pessoas com deficiências físicas, piso tátil, presença de intérprete de libras e acomodações especiais dentro do auditório.

Além disso, foi reforçada a adoção de práticas sustentáveis, como a utilização de ecopos, produzidos com papel, totalmente higiênicos e ecológicos; lounges que seguem o conceito de sustentabilidade, com bancos feitos com pneus, sofá produzido com sacos de cimento, books de papelão, e objetos feitos com garrafas pet e madeira de demolição.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro