Senadores saúdam Chico Mendes como patrono do meio ambiente 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) saudou, em plenário, a aprovação do projeto de lei que declara Chico Mendes o patrono do meio ambiente: “Ele é uma figura da nossa história, que tem raízes absolutamente cearenses, que se transforma em um ícone da luta em defesa da sustentabilidade”. 

O parlamentar cumprimentou a autora do projeto de lei, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), e o relator, senador João Capiberibe (PSB-AP). “É muito importante a figura do Chico Mendes, porque era um homem ligado à questão do desenvolvimento, que previa que era possível desenvolver a economia do Acre, da Amazônia e, ao mesmo tempo, preservar o meio-ambiente. É uma figura emblemática”, disse.

Para Inácio, Chico Mendes ser o patrono do meio-ambiente “é uma conquista daqueles que lutam e que têm consciência de que nós podemos gerar riqueza, distribuir riqueza e defender a natureza”.

Sessão especial

O senador Anibal Diniz (PT-AC) aproveitou para convidar os colegas senadores para uma sessão especial que o Congresso Nacional realiza na próxima segunda-feira (16) para lembrar os 25 anos da morte de Chico Mendes.

O ambientalista foi assassinado a tiros, no quintal de sua casa, em Xapuri (AC), no dia 22 de dezembro de 1988, uma semana depois de completar 44 anos. Para o senador, as homenagens que o Senado presta a Chico Mendes mostram que “a Casa está absolutamente sintonizada com o meio ambiente”.

Para o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Chico Mendes era uma referência no desenvolvimento sustentável. E disse que o efeito simbólico do projeto é muito grande.

Na visão do senador João Capiberibe, a homenagem é justa e merecida. “Chico Mendes será lembrado, pelo futuro afora, como aquele que imolou a sua vida em defesa da floresta e do planeta”, afirmou.

Como já foi aprovado na Câmara dos Deputados e não foi alterado no Senado, o projeto vai agora à sanção.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado