Dilma compara Lula a Mandela: "mesma determinação"

Durante seu discurso na abertura do 5º Congresso do PT, nesta quinta-feira (12), a presidente Dilma Rousseff comparou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao líder da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, ao dizer que sua luta contra a elite política do Brasil é semelhante com a luta do ex-presidente da África do Sul. 

Dilma compara Lula a Nelson Mandela - Revista Exclusiva

Para Dilma, tanto Lula como Mandela mudaram a realidade de seus países. “Como um negro em um país dominado pelos brancos consegue derrubar o apartheid? Eleger Lula, um pobre, presidente em um país acostumado ao domínio de uma pequena elite. Mas Lula, movido pela mesma determinação de Mandela, conseguiu. Isto existe em comum entre lideres como Mandela e qualquer líder que transforma seu país”, disse.

Dilma listou as conquistas do governo progressista de Lula e ressaltou sua trajetória. “Lula conseguiu realizar o governo de mais êxito do Brasil”, completou a presidenta.

Ela lembrou ainda que, além de conseguir se eleger mesmo sendo um operário, também conseguiu eleger a primeira presidente mulher no Brasil. “Eleger uma mulher presidente da República? Mas uma mulher pode ser presidente da República? 58 milhões de brasileiros responderam: pode”.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias