PE: Prefeituras são suspeitas de fraudar licitações da merenda

A Polícia Federal fez uma operação nesta sexta-feira (13) contra uma quadrilha suspeita de fraudar licitações para o fornecimento de alimentos destinados à merenda de escolas municipais do Estado de Pernambuco.

Segundo as investigações da Operação Fastio, empresários e servidores públicos estão envolvidos no esquema. Também há suspeitas de fraudes em licitação realizada para a contratação do serviço de transporte escolar.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas prefeituras de São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Ipojuca e Salgadinho, além de empresas e escritórios de contabilidade. Também foram cumpridos sete mandados de condução coercitiva – que obriga a pessoa a ir à delegacia prestar depoimento.

Os investigadores descobriram várias ilegalidades em licitações feitas pelas prefeituras. Foram contratadas empresas cujos sócios são parentes próximos, e há indícios de superfaturamento no preço das mercadorias fornecidas a várias prefeituras. Também foram entregues produtos de empresas diferentes das contratadas.

A Justiça Federal proibiu as empresas de fazerem contratos com qualquer órgão público por ao menos um ano. Os empresários envolvidos ficarão proibidos de abrir novas empresas ou emitir procurações para que terceiros os representem.

Fonte; Portal Terra