PCdoB Pará elege sua nova Comissão Politica

No último sábado (14), o Partido Comunista do Brasil – PCdoB/Pará realizou reunião do Pleno do Comitê Estadual no auditório Neuton Miranda em sua sede em Belém. O processo eleitoral foi por voto secreto onde foi escolhidos os membros da nova executiva e da comissão de controle para o biênio 2014 e 2015.

Nova Comissão Comissão Politica do PCdoB/Pará

As tarefas da nova Comissão Politica são imensas no Pará, no qual os comunistas paraenses buscam avançar no crescimento partidário em um estado governado pelos tucanos e seus aliados, onde prevalece uma politica conservadora e atrasada, com repressão as lutas sociais, com o crescimento da violência no campo. Também no Pará é aplicada uma politica econômica baseada no extrativismo e na degradação do meio ambiente.

O PCdoB luta para colocar o Estado do Pará em outro rumo, é preciso aglutinar novas forças politicas e avançadas para governar esse grande estado, botando em sintonia com o governo da presidente Dilma e com o Brasil, construindo um novo projeto que busque desenvolver o Pará e a Amazônia.

Na luta eleitoral o PCdoB do Pará tem como centralidade a eleição de deputado estadual e criar condições para voltar a Câmara Federal além de participar da luta majoritária, buscando um protagonismo e um novo reposicionamento politico no estado, dessa forma criando também condições para se apresentar como alternativa de poder.

Para o presidente eleito do PCdoB no Pará, Jorge Panzera, o pleno e a comissão politica são as principais instancias de direção do Partido, a comissão politica é o centro de condução do projeto politico do PCdoB no Pará.

“A condução da eleição se deu em um clima de unidade politica e ideológica, hoje estamos firmes e unidos compreendendo nossos objetivos e nossas tarefas, buscando acumular forças no campo da politica, da luta institucional, da luta de massas e na luta de ideias” Afirmou o presidente.

A politica de estruturação partidária

Na esfera da organização e da estruturação partidária e preciso ampliar ainda mais as ações do PCdoB, consolidando uma politica organizativa que busque fortalecer a organização dos comunistas e a estruturação do Partido.

Hoje o PCdoB está presente em mais de 70 municípios paraenses com dezenas de vereadores, dezenas de secretários municipais, participando de governos e da administração federal no Pará. É preciso transformar essa influência em organização e estruturação partidária.
É preciso também consolidar um sistema de direção com planejamento estratégico que vise integrar as ações das diversas frentes partidárias, politica, de massas e de estruturação, fortalecendo as direções e os comitês municipais, consolidando um Partido forte presente na luta do povo e dos trabalhadores.

Para o novo secretário de organização do PCdoB no Pará, Moisés Alves, os comunistas paraenses carregam a tradição de um Partido de luta, que apesar de todas as perseguições sofridas pelos comunistas e sua organização no estado, o PCdoB sobreviveu e continua firme erguendo a bandeira do socialismo.

“Aqui no Pará nasceu e militou João Amazonas, Pedro Pomar, Paulo Fonteles, Expedito Ribeiro, João Canuto, Neuton Miranda, heróis dos comunistas, lutadores do povo, construtores e dirigentes do PCdoB, por tudo isso carregamos essa responsabilidade, e nossa tarefa é construir um Partido Comunista que faça valer a tradição e a história da luta pelo socialismo no Pará e no Brasil” Afirmou Moisés Alves.

Somente será possível alcançar nossa finalidade se desenvolvermos nossa ação organizativa e de estruturação baseada em objetivos políticos fortalecendo nosso projeto, ao mesmo tempo pensando na estratégia e na tática dos comunistas, rompendo com o pragmatismo e imediatismo. É preciso pensar na construção do Partido a médio e à longo prazo. Somente assim acumularemos força pra nos apresentarmos como alternativa de poder no Pará. Concluiu o dirigente!

A nova Comissão Politica eleita
Aroldo Carneiro
Cleber Rezende dos Santos
Cleiton Costa Brito
Edilza Joana Oliveira Fontes
Elison Maia de Oliveira
Eneida Canedo Guimarães dos Santos (SCR Formação e Propaganda)
Érico Albuquerque Leal (SCR Sindical)
João Clóvis Melo de Oliveira (SCR Finanças)
Jorge Lopes de Farias (SCR Igualdade Racial)
Jorge Luiz Guimarães Panzera (Presidente)
José Marcos de Lima Araújo  
Leila Marcia Silva Santos (SCR Mulheres)
Lélio Costa da Silva (1º Vice Presidente)
Maílson Lima Nazaré (SCR Movimentos Sociais e Populares)
Maíra Silva Nogueira (SCR Juventude)
Marcia Pinheiro de Albuquerque Leal
Marcos Carmo de Almeida
Marcos Casteli Panzera
Maria Aparecida de Barros Cavalcante (SCR Planejamento e Políticas Públicas)
Moises Alves de Souza (SCR Organização)
Robson Jorge dos Santos Marques
Rodrigo Ferreira de Moraes (SCR Comunicação e Mídia)
Sandra Maria Caminha Fonseca (2ª Vice Presidenta)
Sidiclei Barros Miranda (SCR Meio Ambiente)
Zilma de Souza Silva

Da redação local