Após a vitória da Revolução – Carlos Marighella, 1968
Uma das maiores mentiras que a direita brasileira quer impingir à posteridade é que os guerrilheiros que lutavam contra a ditadura queriam vencer não para libertar o Brasil da tirania, mas para implantar outra ditadura, a “ditadura do proletariado”.
Por Cynara Menezes*, na Carta Capital
Publicado 17/12/2013 14:16

Cuidado, jovem, não acredite em tudo que lê. Este texto do guerrilheiro Carlos Marighella, o maior inimigo da ditadura militar, que não descansou até assassiná-lo numa emboscada em 1969, diz exatamente o contrário. E é absurdamente atual. Ainda hoje eu apoiaria cada uma dessas resoluções. Fala, Marighella:
Com a vitória da revolução, executaremos as seguintes medidas populares:
– Aboliremos os privilégios e a censura;
– Estabeleceremos a liberdade de criação e a liberdade religiosa;
– Libertaremos todos os presos políticos e eliminaremos a polícia política;
– Tornaremos efetivo o monopólio estatal das finanças, do comércio exterior, das riquezas minerais e dos serviços fundamentais;
– Confiscaremos a propriedade latifundiária, garantindo títulos de propriedade aos agricultores que trabalhem a terra;
– Eliminaremos a corrupção;
– Serão garantidos empregos a todos os trabalhadores, homens e mulheres;
– Reformaremos todo o sistema de educação;
– Daremos expansão à pesquisa cientifica;
– Retiraremos o Brasil da condição de satélite da politica exterior norte americana para que sejamos independentes.
Nada mais oposto, como se vê, ao comunismo”. A direita, como sempre, mente. Não se deixe enganar por lobos em pele de cordeiro.
Para saber mais sobre Carlos Marighella, recomendo muito o documentário de sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz (na íntegra):
*Cynara Menezes é jornalista e autora do blog Socialista Morena