José Mujica pensa em adotar 40 jovens ao final do mandato

O chefe de Estado uruguaio disse na última sexta-feira (13) que pensa em adotar 30 ou 40 crianças de baixa renda para ensinar-lhes a trabalhar com a terra. Durante um jantar para arrecadar fundos organizado pela coalizão governante de esquerda Frente Ampla, José Mujica afirmou que gostaria de concretizar seu desejo após cumprir o mandato presidencial.

José Mujica pensa em adotar 40 jovens ao final do mandato - Andes

Mujica admitiu que, quando seu mandato expirar em março de 2015, pretende adotar jovens carentes: "Eu tenho a ideia de levar 30 ou 40 guris (crianças) pobres e trazê-los para morar comigo", disse o presidente.

Quando perguntado sobre quando realizar a sua ideia, disse: "quando me tirarem este manto que me pesa ", referindo-se a seu papel como presidente do Uruguai.  Mujica, de 78 anos, e sua esposa a senadora, Lucía Topolansky, de 69, vivem em uma chácara de 26 hectares na periferia de Montevidéu, onde compartilham há anos residência e trabalho de campo com várias famílias de poucos recursos econômicos.

Considerado pela mídia internacional como presidente mais pobre do mundo – cultua seu estilo de vida frugal e doa 87% de seu salário para programas sociais, especialmente a construção de moradias para famílias de baixa renda.

A ideia de Mujica não é uma novidade. Em várias oportunidades ele declarou publicamente a sua vontade de ensinar, em sua pequena granja, tarefas rurais a crianças e jovens, coisa que adiou por sua chegada ao poder em 2010. Antes de chegar à presidência, Mujica plantava e vendia flores em feiras vizinhas como forma de vida e ainda hoje trabalha na terra.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias