Inácio defende aproveitar água das chuvas em prédios da União

A Comissão de Infraestrutura aprovou, na última semana, relatório do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) favorável ao projeto de lei que institui, nos projetos de novas edificações de propriedade da União, a obrigatoriedade da instalação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais bem como da utilização de telhados ambientalmente corretos.

“A escassez de recursos naturais, especialmente a da água, ao lado do mau desempenho dos sistemas convencionais de drenagem urbana indicam a necessidade da implementação de ações de controle que contribuam para o restabelecimento do equilíbrio hidrológico e minimizem os impactos da urbanização”, argumentou o parlamentar.

De iniciativa do senador Wilder Morais (DEM-GO), o projeto exemplifica usos não potáveis aos quais as águas de chuva poderão ser destinadas – tais como descargas em vasos sanitários; irrigação de gramados e plantas ornamentais; limpeza de pisos e pavimentos; e espelhos d’água.

“Ao adotar os procedimentos propostos nas suas edificações, a União estará adotando imprescindíveis requisitos de sustentabilidade ambiental e também produzindo notável efeito pedagógico para os Estados e municípios”, opinou Inácio.

A matéria segue, agora, para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, onde será analisada em caráter terminativo.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)