Editor do Vermelho faz balanço de 2013 e aponta luta em 2014

Em ampla entrevista, que compõe o especial 'Retrospectiva 2013 da Rádio Vermelho', José Reinaldo Carvalho, editor do Portal Vermelho e secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, fez balanço dos assuntos que tomaram a agenda nacional, avaliou a investida da direita e da mídia golpista e traçou perspectivas para 2014.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Dentre os assuntos aboradados pelo jornalista está a feroz atuação da "mídia conservadora e golpista ao longo de 2013, que usou, já nos primeiros meses do ano, de falsas previsões como a defesa de que a inflação estava em disparada e de que o país sofreria com o retorno de um apagão. Isso é reflexo de uma oposição que teme amargar mais uma derrota", lembrou o editor. E mais, ele denuncia que "a oposição, somada com a mídia, se transformou numa espécie de usinas de crises artificiais". 

Segundo ele, desde 2003 o Brasil vive sob uma nova égide, no qual o Estado assume um papel essencial no fomento e apoio ao desenvolvimento. Porém, o dirigente alertou que o Brasil quer mais e esse avanaço passa pela implementação das reformas estruturais e democráticas (Tributária, Agrária, Mídia, Educação, Saúde, Urbana e Política). E lembrou que a reforma política é uma oportunidade de ampliar a democracia efetiva, com maior protagonismo popular e fortalecimento dos partidos e organizações ligados ao povo. 

O editor reafirmou que a disputa que está colocada aponta para dois caminhos: "Ou o Brasil prossegue no caminho, aberto em 2003 pelas forças progressistas, do desenvolvimento econômico, do progresso social, da ampliação da democracia e da afirmação da soberania; Ou retrocede sob o comando das forças conservadoras, que funcionam como instrumentos da oligarquia financeira, inimigas da nação e do povo brasileiro".

Sobre as chamadas "manifestações de junho", o editor ressaltou que "as motivações das manifestações foram justas, visto que não vivemos em um mar de rosas. Fazemos um balanço positivo destes 10 anos, mas o páis ainda possui problemas sociais graves e que precisam ser superados", Ele ponderou que o caminho para a superação dos problemas que o Brasil possui passa pela implementação das reformas estruturais.

América Latina

José Reinaldo lembrou que o ano de 2013 começou desafiador na área externa, principalmente na América Latina. E citou as vitórias nas eleições municipais na Venezuela, a vitória no Chile e, oq ue ele chamou de passo maior, os diálogos de paz na Colômbia. Ele também falou sobre a brava resistência do povo sírio e palestino e destacou a atual posição do soberano Irã.

Manisfestação na Síria em apoio ao governo Assad.

Sobre a resistência no mundo, em especial na América Latina, ele avaliou como positivo. Com um aprticular destaque para a questão da Colômbia, o jornalista ponderou aquele país segue por um o caminho que, ao olhos do que lutam pela paz, foemnta otimismo. 

13º Congresso do PCdoB

Na oportunidade, José Reinaldo também pontuou os ganhos e debates travados no 13º Congresso Nacional do PCdoB. Ele lembrou que ao longo de pouco mais de seis meses os comunistas do Brasil fizeram ampla e crític avaliação dos 10 anos de governos populares e progressistas.

Novo Comitê Central eleito no 13º Congresso Nacional do PcdoB.


José Reinaldo lembra que "o pilar sobre o qual assenta a vida partidária é o militante e a organização de base, primeiro elo de ligação do Partido com a classe trabalhadora e as massas, instância primária de elaboração da linha política".

Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: