Cuba debate sobre maior eficiência do Poder Popular
O Parlamento cubano busca maior eficiência no exercício do poder popular na ilha, em particular na relação entre representantes e a população, segundo um relatório divulgado na sexta-feira (20).
Publicado 21/12/2013 09:16
Durante a jornada inaugural do segundo período de sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular, foram conhecidos os resultados das reuniões de prestação de contas dos representantes do povo aos seus eleitores, que têm como cenário os bairros.
No primeiro dia dessas reuniões este ano foram recebidas 245.436 propostas da população. Muitas delas estão relacionadas a insatisfações com serviços que envolvem as diversas instituições administrativas.
As solicitações mais reiteradas são relacionadas à iluminação pública, reparo e manutenção de edifícios, reparo de vias e calçadas e abastecimento de água.
Também sobre recolhimento de resíduos sólidos, falta de estabilidade do médico da família, necessidade de ampliar os serviços telefônicos públicos e privados, revisão de preços e melhora do transporte público, entre outros.
Até 30 de novembro deste ano, foram solucionadas 87.789 dessas reclamações, o que representa 62,3 por cento, aponta o relatório de controle do período anterior de sessões do Parlamento da ilha.
O presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo, afirmou diante do plenário de deputados a necessidade de uma maior comunicação entre o deputado e as próprias instâncias administrativas com o povo.
Há propostas que muitas vezes o país não pode resolver na atual conjuntura, mas é imprescindível que a população tenha toda a informação a respeito, sublinhou.
Prensa Latina