Ataque suicida a TV iraquiana mata pelo menos dois jornalistas
Homens armados atacaram nesta segunda-feira (23) a sede de uma televisão local iraquiana, localizada ao norte da capital, Bagdá. De acordo com fontes policiais, pelo menos duas pessoas foram mortas.
Publicado 23/12/2013 16:22
As duas vítimas são jornalistas que estavam trabalhando na sede da TV Salaheddin, em Tikrit. A âncora da rede televisiva está entre os mortos.
O ataque foi conduzido por quatro suicidas. De acordo com um responsável pela polícia local, o grupo explodiu um carro que estava em frente à entrada do edifício-sede da emissora.
Depois, um homem-bomba se explodiu dentro do edifício. Alguns jornalistas fugiram, mas vários profissionais ficaram presos no prédio.
Informações da emissora norte-americana CNN dão conta de que cinco funcionários morreram no ataque. Pelo menos dois dos autores da ação usavam coletes explosivos.
Após os ataques, autoridades iraquianas impuseram um toque de recolher em Tikrit. A TV Salaheddin interrompeu o sinal de sua transmissão.
Ataques à imprensa
Em menos de três meses, nove jornalistas — incluindo cinco em Mossul (ao Norte) — foram mortos no Iraque.
Frequentemente, o país é criticado pela falta de proteção a jornalistas, pelas restrições à liberdade de imprensa e também pela aparente impunidade que beneficia os autores de ataques contra jornalistas.
Fonte: Opera Mundi