Espanha suspende programas de pesquisa e preocupa especialistas

Uma das mais recentes medidas de austeridade do governo espanhol foi o corte de programas de pesquisa. A presidenta do Conselho Europeu de Pesquisa, Helga Nowtny expressou sua preocupação, de acordo com ela, esta medida pode ser muito prejudicial principalmente aos pesquisadores mais jovens.

“A Espanha tem feito um progresso fantástico nos últimos anos e se um governo decide cortar isso está provocando um grande prejuízo a toda uma geração de jovens cientistas que prometem grandes evoluções”, disse Nowotny em entrevista para o jornal espanhol La Vanguardia.

“Como instituição europeia não podemos fazer nada para convencer o governo que mude sua polística, mas vemos esta medida com grande preocupação”, destacou.

Nowotny constatou que na Grécia e em Portugal se registram medidas similares, mas segundo ela, Portugal ainda teve o cuidado de ao menos dedicar uma parte de recursos para reter os pesquisadores jovens.

Esses três países aplicam uma política de austeridade ditada pela União Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu, que tem provocado manifestações de protesto devido à redução que representam para o nível de vida da população.

Fonte: Prensa Latina