Snowden classifica de “missão cumprida” revelações de espionagem

O ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Edward Snowden, disse, em entrevista publicada pelo jornal The Washington Post nesta terça-feira (24) que considera "missão cumprida" o debate gerado após a revelação de milhares de documentos secretos da espionagem norte-americana.

Ex-técnico de informática da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden.| Foto: Sunshinepress/Getty Images

"Para mim, em termos de satisfação pessoal, a missão foi cumprida. Já ganhei", disse Snowden, que falou com o jornal em Moscou, onde está asilado. Ele disse que teve o trabalho validado quando os jornalistas puderam trabalhar com o material divulgado. “Porque, recordem, eu não queria mudar a sociedade. Queria dar à sociedade a oportunidade de determinar se deveria se mudar.”

Leia também:
Estados Unidos anunciam revisão no processo de espionagem da NSA
Snowden não pediu asilo ao Brasil com 'carta aberta', diz Greenwald

Na entrevista, a primeira dada pessoalmente pelo analista desde que chegou à Rússia em junho, Snowden insistiu que o seu objetivo "era que a opinião pública pudesse dar a sua posição sobre a forma de ser governada". Ele conseguiu asilo temporário de Moscou, apesar das pressões dos EUA para que volte ao país natal.

As revelações de espionagem maciça, fornecidas pelo ex-técnico da NSA aos jornais Washington Post (EUA) e The Guardian (Grã-Bretanha), provocaram um conflito diplomático, ao tornar público que os serviços secretos norte-americanos espionaram as comunicações na Europa, incluindo as de líderes políticos como a chanceler alemã Angela Merkel e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

O caso causou embaraços a Washington, gerando desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos, e aumentou o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos Estados Unidos.

Fonte: Opera Mundi