Glen Greenwald pede que Brasil ou Europa dê asilo para Snowden

O jornalista estadunidense Glen Greenwald criticou a conduta agressiva de Washington com relação ao ex-contratado do serviço de inteligência NSA Edward Snowden. Em seu discurso, feito durante o congresso anual do Chaos Computer Clube, a maior associação de hackers na Europa, o jornalista mostrou-se convencido de que o governo do presidente Barack Obama condenará Snowden à prisão perpétua se conseguir prendê-lo.

"Com condenações em massa, Washington trata de intimidar possíveis seguidores de Snowden", acrescentou. "Isto é uma tática efetiva", disse Greenwald em uma videoconferência no Rio de Janeiro.

Simultaneamente, Greenwald, que é colaborador de Snowden e ex-redator do diário britânico The Guardian, pediu que países europeus outorguem asilo ao ex-contratador. "Países como Alemanha, França ou também Brasil deveriam acolher Snowden, mesmo que esta ação tenha seu preço político".

"No entanto, Edward Snowden tem pagafo um preço mais alto para defender a liberdade destes países", destacou o jornalista no evento de Hamburgo.

No congresso anual do Chaos Computer Clube participam cerca de oito mil especialistas em informática e ativistas para os direitos digitais na Internet e a comunicação.

Com Prensa Latina