Paulo Henrique Amorim: "canais de TV não terão saudades de 2013"

Em artigo publicado nesta segunda-feira (30), o jornalista Paulo Henrique Amorim falou da péssima performance das grandes emissoras de TV no Brasil é destacou que "elas não terão saudades de 2013". Segundo o editor do portal Conversa Afiada, a Globo e o SBT registraram, no ano que está partindo, as piores audiências de sua história. De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a média diária (das 7h à meia-noite) da Globo na Grande São Paulo foi de 14,3 pontos.

No caso da Rede Globo, seu carro-chefe, as telenovelas, tiveram uma atuação muito ruim em 2013. A atual novela das 18h, Joia Rara, foi mal, com índices inferiores a 20 pontos. Mas o principal problema hoje da emissora dos clã dos Marinho é a novela das 19h, Além do Horizonte, que amarga péssima atuação na captação de audiência.

O Jornal Nacional, não foi diferente. Ele também amargou uma grande queda em sua audiência. Entre 2012 e 2013, o principal programa da Rede Globo registrou perda acumulada de audiência de 18,4%; na última década, acúmulo de queda no Ibope soma quase 30%. Neste ano, não passa, na média anual, dos 26 pontos. É o mesmo cenário desolador do Fantástico, principal programa da Globo aos domingos. Dificilmente, o programa chega aos 20 pontos.

Preferência pela internet

De acordo com pesquisa publicada pelo "Brasil Conectado – Hábitos de Consumo de Mídia", as emissoras estão perdendo a sua audiência para a internet. Além disse, o estudo apontou que a importância crescente da web na rotina dos brasileiros, mostra que a internet já é considerado o meio mais importante para 82% dos 2.075 entrevistados.

Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas horas por dia navegando na internet (por vários dispositivos digitais), enquanto apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo TV. A internet aparece como a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre, somando 62%.

Nas outras emissoras, a situação não é diferente. A Record, que num passado recente, chegou a fazer certo sucesso com suas novelas, hoje tem audiência pífia com a novela "Pecado Mortal", do autor Carlos Lombardi, ex-global. No turno da tarde também sofre com números que dificilmente passam dos 5 pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil telespectadores na Grande São Paulo. No SBT, após o sucesso da novela infantil Carrossel, que colocou a emissora com audiência acima dos dois dígitos, agora já vê declínio do interesse do telespectador no seu novo produto, a também novela teen Chiquititas. Além disso, há excesso de reprises na TV de Silvio Santos

Da Redação em São Paulo
Com agências