Cinema mexicano obtém numerosos prêmios em 2013

Em um ano muito frutífero, o cinema mexicano obteve numerosos prêmios por seus filmes participantes em festivais internacionais.

Entre eles, o filme Heli, do diretor Amat Escalante, ganhou os prêmios de Melhor Diretor em Cannes, de Melhor Filme em Lima e o de Melhor Filme de Ficção em Havana.

Este aborda o tema da violenta guerra contra as drogas no México.

Outra fita que obteve diversos galardões é Clube Sandwich, de Fernando Eimbcke, entre eles o de Melhor Diretor em San Sebastián e o de Melhor Filme em Turim.

Narra a história da relação de uma mãe com um filho adolescente que acorda à sexualidade ao conhecer a uma garota durante umas férias.

Assim, A Jaula de Ouro, de Diego Queimada-Diez, mereceu os títulos de Melhor Filme e do Público em Mar del Plata; Melhor Coadjuvante em Cannes e Melhor Filme em Viña del Mar.

Ademais, recebeu o prêmio de Melhor Novo Diretor de Chicago e os prêmios Glauber Rocha e Especial de Obra Prima em Havana.

Trata sobre o calvário de um grupo de jovens para seguir a rota da emigração para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida.

Também Os Insólitos Peixes Gato, de Claudia Sainte-Luze, foi reconhecido com o prêmio do Público em Locarno; o Fipresci em Toronto, o Melhor Filme em Mar del Plata e o Segundo Coral do Obra Prima em Havana.

A história gira em torno de Claudia, uma jovem solitária que trabalha em um supermercado e termina nas urgências com apendicite.

Outros filmes que se destacaram neste ano são Não se aceitam devoluções, de Eugenio Derbez, o filme mexicano com mais bilheteria da história; seguida por Nós, Os Nobres, de Gary Alazraki.

Fonte: Prensa Latina