Funai: índios Tenharim retornam à Terra Indígena em Humaitá 

Nesta segunda-feira (30), cerca de 140 índios Tenharim, que estavam abrigados no 54º Batalhão de Infantaria de Selva de Humaitá retornaram à Terra Indígena Tenharim Marmelos, localizada em Humaitá, no sul do Amazonas. 

Índios Tenharim na estrada que corta reserva no AM. - Foto: Funai de Humaitá

Em nota encaminhada à imprensa, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) afirmaram que o deslocamento dos índios contou com o apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal e da Força Nacional.

A Funai informou ainda que os servidores da Coordenação Regional Madeira, que atuam no município, foram transferidos para outra localidade por questões de segurança. “Cabe à Funai atuar como mediadora no diálogo entre os indígenas e as forças de segurança, sendo de responsabilidade da polícia a investigação das denúncias e crimes ocorridos”, informou o órgão em nota.

Segurança

Nesta terça-feira (31), a Justiça Federal determinou que o governo adote medidas para garantir a segurança dos indígenas após ameaças de invasão à Terra Tenharim.

Em sua decisão, a juíza Marília Gurgel relatou que a população está "acuada e relegada à própria sorte" por causa da suspeita de participação no desaparecimento. A juíza determinou também que os órgãos de segurança devem elaborar um plano para garantir a segurança dos índios, instalar postos de fiscalização próximos à reserva e monitorar o trecho da Transamazônica que corta a terra dos índios.

Da Redação em São Paulo
Com informações da Agência Brasil