Cubanos na ONU preveem novas vitórias da Revolução

A Missão Permanente de Cuba nas Nações Unidas previu nesta quarta-feira (1]/1) novas vitórias políticas e socioeconômicas da ilha ao comemorar na sede do órgão o 55º aniversário do triunfo da Revolução Cubana.

Durante um ato político-cultural realizado em sua sede, a Missão expressou sua confiança no avanço da atualização do modelo sócio-econômico do país caribenho, sob a liderança do presidente Raúl Castro e o protagonismo do povo cubano.

O evento esteve marcado por performances infantis, danças populares e comida típica da ilha.

Em um breve balanço do trabalho realizado em 2013, o representante permanente na ONU, Rodolfo Reyes, destacou a rejeição quase unânime na Assembleia Geral ao bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos e a eleição de Cuba para o Conselho de Direitos Humanos.

Reyes reconheceu o trabalho executado pelos integrantes da Missão e chamou esses resultados de triunfo de todo o povo cubano e sua Revolução.

Em 29 de outubro passado, 188 dos 193 países membros das Nações Unidas pediram a Washington o fim do bloqueio aplicado por mais de meio século, com perdas econômicas superiores a um trilhão 157 bilhões de dólares e um prejuízo humano incalculável.

Novamente – pela 22ª ocasião consecutiva – a votação na Assembleia demonstrou o isolamento dos Estados Unidos em sua política contra Cuba, expôs o diplomata.

Apenas duas semanas depois, a própria plenária de 193 nações respaldou por ampla maioria a entrada da ilha no Conselho de Direitos Humanos, para representar junto ao México a América Latina e o Caribe nesse órgão, criado em 2006 para substituir à Comissão de Direitos Humanos, fórum criticado por seu duplo critério e ataques seletivos contra países em desenvolvimento.

Fonte: Prensa Latina