Maioria dos espanhóis é contra a independência da Catalunha
Uma maioria da 64,2% dos espanhóis se declara contra a iniciativa do governo da Catalunha de promover a independência dessa região autônoma da Espanha, segundo os resultados de uma pesquisa conduzida pelo instituto Sigma Dos publicada nesta segunda-feira (6) no jornal El Mundo.
Publicado 06/01/2014 14:13
Apenas 12,3% dos espanhóis apoia a separação da Catalunha, segundo a enquete que também demonstra que entre os catalães o apoio à separação é de apenas 35%.
O governo da região autônoma planeja realizar um referendo independentista no próximo mês de novembro. A enquete foi realizada entre mil pessoas em dezembro passado, após a convocação do referendo e da rejeição do governo central, que considera que os temas de territorialidade e soberania devem ser decididos por todos e não por parte dos espanhóis.
Os que são contrários à independência se identificam com partidos de diversa tendência. 83,2% dos eleitores são do direitista Partido Popular, 63,5 dos eleitores do social-democrata Partido Socialista Operário espanhol e 47,2% dos eleitores do Izquierda Unida (Esquerda Unida ou IU, na sigla em espanhol), uma frente de esquerdas do país.
A pesquisa reflete a coincidência entre membros do IU com sua direção, que declarou estar favorável à realização de um referendo, mas não da independência.
Essa enquete acompanha outras anteriores sobre o tema, um dos mais problemáticos na agenda espanhola de 2014.
De acordo com o Centro de Investigações Sociológicas a independência é apoiada por 40.6% dos catalães, enquanto que para o Centro de Estudos de Opinião, ligado às autoridades catalãs, o apoio é de 54,7%.
O processo de separação proposto deve passar pela aprovação do referendo no parlamento catalão, que remeteria a proposta ao Congresso dos Deputados de Espanha, com uma maioria absoluta de opostos à consulta.
Fonte: Prensa Latina