Procon Fortaleza divulga pesquisa sobre lista de material escolar

Foram pesquisados 93 itens dentre os mais consumidos no início do ano letivo.

Artigos que integram a lista de material escolar exigida por escolas particulares de Fortaleza chegam a ter uma diferença de até 102%. A constatação é da pesquisa realizada pelo Procon Fortaleza, realizada entre os dias 22 e 30 de dezembro em livrarias e papelarias da Capital. Na maior diferença de preço, a borracha Record 20 (branca), da marca Mercur, custava R$ 0,85, na Livraria Atual, enquanto na Livraria Pague Menos, o mesmo produto custava R$ 0,42.

Segundo o coordenador do Procon Fortaleza, George Valentim, o objetivo da pesquisa é oferecer ao consumidor uma referência de preços dos produtos notadamente mais consumidos no início do ano letivo. Ao todo, foram coletados preços de 93 itens, de diferentes marcas, como lápis preto, lápis de cor, caneta esferográfica, caneta hidrográfica, giz de cera, borracha, cola em bastão, cola branca lavável, massa de modelar, pintura a dedo, régua plástica, apontador de lápis, tesoura escolar sem ponta, caderno universitário (uma matéria), caderno universitário (10 matérias), caderno brochura e dicionário.

As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que a pesquisa foi realizada. Com isso, conforme ressalta George Valentim, os preços podem ser diferentes atualmente por conta de descontos, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferenciados.

Íntegra da pesquisa

Fonte: Prefeitura de Fortaleza