Xi Jinping se reúne com cientistas do projeto lunar chinês

O presidente Xi Jinping expressou nesta segunda-feira (6) a necessidade de utilizar a ciência e a inovação a favor da produtividade e do fortalecimento da China, durante um encontro com os cientistas e engenheiros espaciais a cargo do projeto Chang'e-3.

O programa espacial chinês conduziu pela primeira vez, no mês passsado, uma nave ao único satélite da terra. A nave ainda está na Lua para inspecionar sua estrutura geológica, as substâncias de sua superfície e procurar recursos naturais.

O Chang'e-3, que alunissou em 14 de dezembro, prossegue suas investigações. O dirigente assegurou a seus responsáveis que a ciência e a inovação tecnológica estarão na posição central do desenvolvimento geral do país.

O líder chinês comentou que são fundamentais para o futuro do país a ousadia de trilhar novos caminhos, de procurar constantemente a excelência através da solução das dificuldades e acelerar a mudança do desenvolvimento sobre a base da inovação.

Xi felicitou os cientistas espaciais e engenheiros a cargo do Chang'e-3 pelo sucesso da missão à Lua e transmitiu os melhores desejos de novo ano em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China, do Conselho de Estado e da Comissão Militar Central.

O Chang'e-3, a bordo do qual viajou o robô Yutu – Coelho de Jade, em mandarim – é o coração da segunda etapa do programa lunar da China, tanto sua alunissagem como a posterior volta à Terra.

Esse programa terá seu ápice em 2020 com a entrada em funcionamento de uma estação orbital multi-módulo chinesa no cosmos.

Fonte: Prensa Latina