Campanha Move Brasil quer ampliar prática esportiva em 2014

Preguiça, cansaço ou a correria do dia a dia são os principais vilões da prática esportiva. Aumentar o número de pessoas que praticam exercícios no Brasil, como forma de participação, saúde e lazer é um desafio para os próximos anos. Incluir o hábito saudável na rotina das pessoas é a meta da campanha Move Brasil, que realizou ações de mobilização e conscientização em 2013 e, neste ano, pretende consolidar a ação e ampliar o número de participantes em todo país.

O secretário-executivo da campanha, Eduardo Roberto Uhle, explica que a ação tem dois grandes objetivos: a prática esportiva em si e a difusão da mensagem. “Todos os brasileiros estão convidados a entrar para o movimento. Um movimento aberto para qualquer empresa e pessoa física. A nossa proposta é aumentar o número de pessoas, que chamamos de movedores, e, por consequência, o número de praticantes de atividade física no país”, disse.

A primeira ação nacional desenvolvida pelo movimento foi realizada no mês de setembro de 2013, com a Semana Move Brasil. Foram oferecidas cerca de 500 opções de atividades físicas em todo país. Com a experiência, a atividade será promovida novamente nos primeiros domingos da primavera de 2014, 2015 e 2016. “É uma mensagem poderosa para ser lançada e engajar mais pessoas a olharem as atividades físicas de forma diferente”, completou Uhle.

“A realização dos megaeventos deve, mais do que receber atletas e visitantes de outros países, servir como inspiração para colocar os brasileiros em movimento com muito esporte”, acrescentou.

País sedentário

O Sesc, uma das organizações parceiras da iniciativa, encomendou uma pesquisa inédita focada nos esportes e na prática de atividade física no país para analisar e compreender como o brasileiro se exercita em seus momentos de lazer. A pesquisa tomou como base mil pessoas de 70 cidades brasileiras, sendo nove metropolitanas.

Os resultados do estudo apontam que, apesar do esforço da campanha para o aumento da prática de atividades físicas no país, a população brasileira ainda está longe de poder ser considerada ativa. Mais da metade do total dos entrevistados declarou não praticar esporte e atividades físicas.

Entre o grau de instrução, foi constatado que os entrevistados com menor escolaridade são os mais sedentários. Na faixa etária, os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes, enquanto 42% dos jovens de 16 a 24 anos praticam alguma atividade física pelo menos uma vez no mês.

Move Brasil é uma iniciativa conjunta dos ministérios do Esporte e da Saúde, Sesc e outras organizações ligadas ao esporte.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte