Fidel Castro comparece à abertura de galeria de arte em Havana

O líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, compareceu à inauguração de uma oficina de arte em Havana, nesta quarta-feira (8), conforme informou o site Cuba Debate. O ex-presidente de Cuba não fazia uma aparição pública desde abril do ano passado, quando participou da inauguração de uma escola.

Fidel Castro comparece à abertura de galeria de arte em Havana - Alex Castro

No dia do 55º aniversário da sua entrada na capital Havana (em 1959), após o triunfo da Revolução, Fidel Castro presenciou a abertura da galeria Kcho Estudio Romerillo que, segundo o jornal Granma, é um núcleo cultural sem fins lucrativos para experimentação e divulgação artística.

“Passadas as nove da noite e no 55º aniversário da entrada em Havana de Fidel à frente do exército rebelde, o líder histórico da revolução chegou à oficina da rua 9 e 120 no bairro Romerillo, de Playa e saudou a artistas e moradores que aplaudiram com emoção o recém chegado”, afirma a página Cuba Debate.

O líder cubano visitou a mostra "Lam, eres imprescindible", com obras originais de Wilfredo Lam, e a exposição "El pensador", do artista cubano Alexis Leyva "Kcho", que também esteve presente na inauguração.

Fidel, de 87 anos, já havia aparecido com líderes mundiais, como o presidente venezuelano Nicolás Maduro, em reuniões privadas em casa. O líder cubano deixou o governo em 2006 e passou o comando do país ao irmão Raúl.

Da redação do Vermelho,
Com informações do jornal Granma, Cuba Debate e de agências