Bolívia recebe Rally Dakar pela primeira vez

O ministro de Meio Ambiente e Água da Bolívia, José Zamora, informou nesta quinta-feira (9) que foram tomadas medidas ambientais para evitar um impacto sobre o ecossistema durante a competição do Rally Dakar no país. O Rally Dakar acontece de 5 a 18 de janeiro e atravessa territórios da Argentina, do Chile e, pela primeira vez, da Bolívia.

Bolívia recebe Rally Dakar pela primeira vez - ANF

"Como ministério, tramitamos uma licença para cuidar do meio ambiente, ao mesmo tempo em que foi implementado um plano de mitigação contra qualquer eventualidade que se apresente", afirmou.

Zamora explicou que servidores públicos desta pasta estarão mobilizados durante todo o trajeto para garantir o cuidado do meio ambiente. O trajeto começa no povoado Villazón, passa pela cidade de Tupiza, depois segue para o Salar de Uyuni (deserto de sal) e para Salinas de Garci Mendoza, no departamento (equivalente a estado) de Oruro.

"Os membros do Serviço Nacional de Áreas Protegidas realizarão os trabalhos de patrulha, rastreamento e de segurança em caso de algum acidente perto da reserva do Parque Avaroa", afirmou Zamora.

O titular indicou que já está pronto um tanque de armazenamento de água potável, que poderá acumular mais de um milhão de metros cúbicos, ao mesmo tempo em que se instalarão reservatórios públicos para garantir o precioso líquido aos turistas nacionais e internacionais.

Zamora enfatizou que será feito um trabalho específico para recolher resíduos sólidos em toda a região.

As reservas de hotel estão esgotadas e o país preparou albergues temporários para as pessoas que virão aproveitar o espetáculo. O Ministério de Turismo – perante mais de 200 competidores de 40 países, 70 mil turistas e jornalistas de 190 meios de difusão – procurou como alternativa de alojamento centros educativos, ginásios e outros espaços físicos.

Fonte: Prensa Latina