Ministra da Cultura discute instalação de superCEU em São Paulo

Caçapava (interior de São Paulo) pode abrigar um Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU) que, nas palavras da ministra da Cultura, Marta Suplicy, seria um superCEU. A proposta é contar com uma sala de cinema e teatro, com 300 lugares, projeto pensado também para ter acústica para espetáculos de música.

Esse foi o principal ponto da conversa que tiveram nesta sexta (10), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o prefeito de Caçapava, Henrique Rinco, o presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Gandra, e os assessores da Prefeitura, Marco Antônio Silva, e do Museu Roberto Lee, Flávia Marília.

O prefeito explicou que Caçapava tem em andamento Minha Casa, Minha Vida, projeto do governo federal em parceria com a Prefeitura. Foram entregues 400 unidades da fase 1. E no próximo mês mais 642 unidades serão inauguradas. Na área é possível pensar um projeto de CEU, pois a Prefeitura tem interesse e recursos, segundo explica o prefeito.

Museu Roberto Lee

Mais um ponto da conversa com a ministra foi a apresentação de uma proposta de reforma do Museu Paulista de Antigüidades de Caçapava, conhecido como Museu Roberto Lee. São quatro galpões que já abrigaram preciosidades de marcas como Bugatti, Rolls Royce, Hispano-Suíça, Mercedes Benz, Packard, Jaguar, MG, Cadillac e Tucker Torpedo (1948) – este um dos 51 fabricados no mundo e único no Brasil.

"Em razão de sua importância, a cidade de Caçapava recebeu o título de Capital Nacional do Antigomobilismo – projeto da deputada Aline Corrêa, aprovado no Congresso Nacional e que será sancionado brevemente", comentou o prefeito.

A ministra Marta observou que o projeto tem relevância para ser considerado em apoio via Lei Rouanet, e o prefeito e equipe ficaram de apresentar uma proposta para apreciação.

Ainda na pauta do encontro, foi informado à ministra que a Prefeitura trabalha para implantar na estação ferroviária um centro de informações turísticas. O que pediram a ela foi que estudasse a possibilidade de apoiar ali também o desenvolvimento de ações culturais, como exposições, por exemplo.

Fonte: Ascom / MinC