Presidente de El Salvador faz reformas contra lavagem de dinheiro

O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, sancionou nesta terça-feira (14) reformas da Assembléia Legislativa a uma lei de 1998 para reforçar o combate à lavagem de dinheiro e ativos. Em um comunicado, a secretaria de comunicações da presidência informou que a iniciativa busca equiparar a legislação salvadorenha com a de outras nações e avançar na luta contra estes delitos.

As modificações na Lei Contra a Lavagem de Dinheiro e de Ativos de 1998, foi aprovada por ampla maioria, 83 de 84 deputados, pelo parlamento no passado 5 de dezembro. Estabelecem novos sujeitos a quem se aplicará especialmente o controle, entre eles partidos políticos, associações esportivas, organizações não governamentais, instituições privadas de economia mista, fiscais, juízes e diretores de meios.

A reforma obriga a informar à Unidade de Investigação Financeira da Promotoria, em cinco dias no máximo, sobre qualquer operação ou transação financeira que exceda de 10 mil dólares.Segundo fontes oficiais, as mudanças cumprem as recomendações feitas ao país pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi).

Fonte: Prensa Latina