ONU prevê crescimento da economia global em 3% para 2014

A economia global deve ter um crescimento de 3% em 2014 e 3,3% em 2015, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira (20).

O documento foi elaborado pelas entidades que integra a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Segundo o texto, a economia mundial pode melhorar modestamente neste ano.

Leia também:
China divulga dados sobre crescimento e produção energética
América Latina terá desemprego estável até 2016, diz relatório
Dilma: Brasil está preparado para as turbulências internacionais

Conforme a previsão, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA pode aumentar 2,5% e o crescimento dos países do oeste da Europa e do Japão pode chegar a 1,5%.

A ONU também prevê um crescimento de cerca de 7,5% da economia chinesa nos próximos anos, e o crescimento econômico do Brasil pode ser de 3% em 2014. Segundo o relatório, a inflação vai se manter estável, mas o emprego ainda enfrentará desafios.

A Administração Estatal de Estatísticas da China informou, ainda nesta semana, que o PIB chinês cresceu 7,7% em 2013, atingindo 56,9 trilhões de yuanes (R$ 22 trilhões).

Segundo o mesmo relatório, o crescimento da economia latino-americana pode chegar a 3,6% em 2014 e 4,1% em 2015, com o Brasil e a Argentina à frente.

Com informações da Rádio China Internacional,
Da redação do Vermelho