Corregedoria investiga participação de policiais na Cracolândia

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo investiga a participação de dois policiais no comando do tráfico na região da Cracolândia, no centro da capital paulista, de acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (24) pelo jornal Folha de S.Paulo. O Denarc afirma que violência foi reação à resistência contra "ação rotineira".

Um dos agentes seria do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), sessão criada justamente para combater este crime e o responsável pela ação, no local nesta quinta-feira (23).

Leia também:
Ação da Polícia Civil na Cracolândia é "barbaridade inaceitável"
Paulistanos repudiam ação truculenta da polícia na cracolândia
Polícia tucana compromete programa de Haddad na Cracolândia
Após dia de caos, dependentes químicos voltam ao trabalho em SP

Agentes da Corregedoria acompanharam à distância a operação da Polícia Civil. Segundo o jornal, a presença desse veículo foi notada, o que deve agilizar a prisão dos policiais suspeitos, já que os dois podem fugir. Apesar de confirmar que um carro da Corregedoria esteve na Cracolândia, a Polícia Civil afirmou que o veículo foi até lá após ser acionado por pessoas da região para apurar suposto excesso dos policiais. O Denarc declarou que a operação pretendia a prisão de traficantes.

Em coletiva, a diretora do (Denarc), Elaine Biasoli não soube precisar a quantidade de droga encontrada com os suspeitos. "Estamos esperando os laudos do Instituto de Criminalística." Apesar da resistência encontrada pelos policiais, Elaine insistiu em que a ação foi "certíssima" e faz parte do cotidiano do departamento. "Todo dia, onde houver denúncia de tráfico, o Denarc estará presente", repetiu.

Elaine Biasoli, mostrou que, ao contrário do anunciado, o governo estadual não está sintonizado com o projeto. A delegada diz desconhecer programa da prefeitura e avisa que novas ações continuarão ocorrendo. 

"Não temos intenção de atrapalhar o programa da prefeitura, nem conheço o programa a fundo. Deve ser mais social. Mas meu problema é policial, é o tráfico", disse, para justificar a truculência usada durante a prisão de um suposto traficante.

Com informações da Rede Brasil Atual e Terra