BA: Riachão do Jacuípe é contemplada com Programa Segundo Tempo

As atividades do Programa Segundo Tempo em tiveram início na segunda-feira (27/01), com aula de futsal para crianças do município. Coordenado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a partir de convênio com o Ministério do Esporte, o programa beneficiará crianças e adolescentes em 32 cidades baianas com prática de diversas modalidades esportivas.

O programa é destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral dos participantes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Na Bahia, 7.100 mil crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos, serão beneficiados, todos regularmente matriculados na escola. Em Riachão do Jacuípe, são 300 contemplados.

"O nosso intuito é ofertar aos participantes diversas modalidades de modo a utilizar o esporte como uma ferramenta para a inclusão social, principalmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social", explicou o coordenador geral do projeto no Estado, Carlos Henrique Moraes.

Inicialmente, Riachão contará com dois núcleos do programa. Professores de Educação Física e estagiários serão os responsáveis por ensinar vôlei, basquete, futebol, futsal, atletismo, handebol, entre outros. As aulas ocorrerão no ginásio e/ou no estádio municipal.

De acordo com a secretária de Educação da cidade, Ana Rita Rios, as crianças necessitam desse tipo de atividade, pois além de as tirarem das ruas, as ajudarão a ocupar o corpo e a mente. “É uma oportunidade para que elas trabalhem as relações sociais, o respeito ao outro, a afetividade, o autocontrole e a autodisciplina", explicou.

Foram contempladas ainda pelo Segundo Tempo as cidades de Aiquara, Amargosa, Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Cardeal da Silva, Filadélfia, Guanambi, Ipirá, Igaporã, Itabela, Jaguarari, Lapão, Muritiba, Muniz Ferreira, Nazaré, Ourolândia, Palmas do Monte Alto, Piatã, Presidente Dutra, Remanso, Santa Luz, São Gonçalo Campos, São Felix, São Francisco do Conde, Serrolândia, Saúde, Terra Nova, Várzea da Roça e Varzedo.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Sudesb