PCdoB realiza encontro sindical no Pará

A direção do Partido Comunista do Brasil  vai realizar na próxima sexta-feira (31) e no sábado (1)  em Belém, o seu 5º Encontro Sindical Estadual de Partido.

Encontro sindical do PCdoB - Pará

Avaliando que será um marco de avanço no processo de construção do Partido, entre a classe trabalhadora do Estado do Pará, ao objetivar pôr na ordem do dia, a complexa tarefa de acumulação de forças nessa estratégica frente de lutas da sociedade paraense e brasileira.

Emblematicamente, o 5º Encontro Sindical, realiza-se no início de um ano marcado por grandes contendas e decisões: as Eleições Gerais de 2014 e a copa do mundo, no Brasil. Fatos de vulto que mexem com a vida e com os sentimentos do povo brasileiro.

Para o sindicalista Érico de Albuquerque Leal, secretário sindical estadual do PCdoB/Pará, o encontro prepara os sindicalistas comunistas para os desafios deste ano de 2014, “rumo a garantir a continuidade do projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho e integração regional da Amazônia, com a reeleição presidencial de Dilma e a derrota dos tucanos no Pará, bem como, somar esforços com o povo brasileiro na torcida pela conquista do hexacampeonato mundial”.

Ressalta ainda o dirigente partidário que espera reunir no 5º Encontro Sindical do Partido, 150 lideranças sindicais, os quais representam as mais diversas categorias profissionais e de vários municípios paraense, em especial, na região metropolitana (Belém, Ananindeua e Marituba), na região de grandes projetos (Altamira, Barcarena, Parauapebas, Tucuruí e Moju) e nos municípios de mais de 100 mil habitantes (Santarém. Bragança, Capanema e Marabá), para definir as tarefas políticas e organizativas do Partido entre a classe trabalhadora no Estado do Pará.

Os debates serão norteados pelas resoluções do 5º encontro sindical nacional do PCdoB, realizado no Rio de Janeiro nos dias 15 e 16 de maio de 2013; a carta-compromisso do 7º encontro nacional sobre questões de partido e o balanço da frente sindical do PCdoB/PA-2011/2013, e contará com a presença de Nivaldo Santana, secretário sindical nacional do PCdoB.

Serviço:
5º Encontro Sindical Estadual do PCdoB
Local: Hotel Sagres, São Brás, Belém-Pará

Programação

Dia 31 de janeiro – sexta-feira

18h30 – Ato de Abertura do 5º Encontro Sindical Estadual do PCdoB/Pará.
19h – Análise de Conjuntura Nacional e Estadual – Nivaldo Santana (Secretário Sindical Nacional do PCdoB) e Jorge Panzera (Presidente do PCdoB/Pará).
20h – Debates em Plenário.
21h – Considerações dos palestrantes

Dia 1º de fevereiro – sábado

9h – Linha política e tarefas da Frente Sindical – Nivaldo Santana (Secretário Sindical Nacional do PCdoB) e José Marcos de Lima Araújo-Marcão (Presidente da CTB/PA).
10h – Debates em Plenário;
12h – Definição das tarefas no Estado;
12h30 – Almoço.
14h – Estruturação do PCdoB na Classe Trabalhadora do Estado, Moisés Alves (Secretário de Organização Estadual do PCdoB/PA) e Érico de Albuquerque Leal (Secretário Sindical Estadual do PCdoB/PA).
15h – Debates em Plenário.
17h – Definição das tarefas de estruturação partidária no Estado.
17h30 – Constituição da Comissão Sindical Estadual, Cleber Rezende (Membro da Comissão Política Estadual do PCdoB/PA).
18h – Ato de encerramento