Conselheira equatoriana observará eleições da Costa Rica

A conselheira do Conselho Nacional Eleitoral do Equador (CNE), Nubia Villacís participará como observadora internacional nas eleições presidenciais da Costa Rica, que se celebrarão neste domingo (2). Nubia já está no país para participar de conferências e visitas a várias regiões.

Segundo o portal oficial do CNE, a presença de Villacís como observadora responde a um convite do Tribunal Supremo de Eleições dessa nação centro-americana.

Leia também:

Cenário eleitoral na Costa Rica segue indefinido

A servidora pública, que já se encontra em Costa Rica, cumpre neste sábado (1º/2) uma extensa agenda de atividades que inclui percorrer por vários recintos eleitorais e conferências sobre o processo eleitoral, assinala o escrito.

As autoridades do país centro-americano informaram que dos 100 observadores internacionais os que procedem da República Dominicana, Porto Rico, Santa Luzia, Peru, Brasil, Colômbia, México, Paraguai, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Equador estão comprovados para as eleições.

Segundo o portal de notícias Costa Rica Hoy, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu cerca de 840 alertas relacionados com possíveis violações nos últimos dois dias, a maioria delas relacionadas com publicações em redes sociais de atividades partidárias.

Os cargos de presidente e de 57 deputados da Assembleia Legislativa do país serão definidos. Os três candidatos com melhor desempenho nas pesquisas são o esquerdista José María Villalta, da Frente Ampla; Johnny Araya do Partido Liberação Nacional (PLN), candidato da atual presidenta Laura Chinchilla, e Otto Guevara do Movimento Libertário (de direita).

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências