Irã está cumprindo compromissos nucleares, diz Agência da ONU

O Irã está cumprindo seus compromissos no marco do acordo de Genebra e cooperando com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), afirmou no domingo (2) o diretor geral desta organização mundial, Yukiya Amano.

Amano fez as afirmações durante um debate especial sobre o acordo nuclear entre o Irã e o Grupo 5+1 e as futuras conversações para alcançar um pacto final na 50ª Conferência de Segurança que se realizará em Munique.

O diretor geral da AIEA sublinhou os "movimentos positivos e esperançosos" do Irã nos últimos meses e manifestou sua satisfação pelas recentes mudanças e pela cooperação satisfatória do Irã com a Agência.

Segundo Amano, a AIEA e o Irã estão determinados a resolver as questões pendentes relacionadas com o programa nuclear do país persa através de soluções diplomáticas, embora tenha relativizado afirmando que ainda “há muito a fazer”.

Quanto à próxima reunião da AIEA com o Irã, prevista para 8 de fevereiro, o diretor da organização indicou que nesta segunda etapa, as partes se esforçarão para resolver os assuntos pendentes e chegar a acordos, em linha com o acordo de seis pontos, que está em vigor por um prazo de três meses.

O acordo de seis pontos foi firmado em 11 de novembro de 2013 pelo chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), Ali Akbar Salehi, e o diretor geral da AIEA, em Teerã, capital persa.

Amano também expressou sua esperança de que na próxima rodada de conversações entre o Irã e o G5 +1 (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China, mais a Alemanha), a realizar-se no dia 18 de fevereiro em Viena, Áustria, as duas partes cheguem a um acordo que se dirija a um pacto definitivo em princípios do verão (hemisfério norte) de 2014.

Hispan TV